terça-feira, 23 de março de 2010

Biografia || "Y2J" Chris Jericho (Parte 1)

Eu disse que traria surpresas. E aqui está, uma Bio do fantástico... CHRIS JERICHO!!


Nome Real:
Christopher Keith Irvine

Ring Name:
Chris Jericho

Data de Nascimento:
09/11/1970

Nicknames:
"The Sexy Beast"
"Y2J"
"The King of Bling-Bling"
"The Living Legend"
"The King of the World"
"The Larger than Life Superstar"
"Lion Heart"
"One Bad Mamma Jamma"
"The Human Highlight Reel"
"Your Role Model" (WCW)
"The Paragon of Virtue" (WCW)
"Your Party Host"
"The Highlight of the Night"

Finishers:
Walls of Jericho (versão melhorada do Boston Crab)
Lionsault (Springbord Moonsault da corda do meio)

Moves:
One-handed Bulldog
Running Enzuigiri
Jericho Spike
Double Underhook Powerbomb Pin
Double Powerbomb
Missile Dropkick
Spinning Heel Kick
Armbar
Backhand Chop
(...)

______________________________________________

ECW e Circuito Independente (1990-1996)

Aos 19 anos de idade, Chris entrou na "Hart Brothers School of Wrestling" (escola de wrestling dos irmãos Hart). Depois de dois meses de treino, começou a participar em circuito independente e fez o seu primeiro combate oficial em Outubro de 1990 com o nome Jericho (tirado do álbum de música da banda Helloween, "Walls of Jericho").

Durante esse tempo, Jericho trabalhou para Tony Condello em tours pelo Norte de Manitoba. Participou ainda na CNWA e no RMW.

Viajou para o México no Inverno de 1992 aonde teve participações em várias companhias pequenas, tal como a EMLL. Durante os seus combates na EMLL, Jericho enfrentou Ultimo Dragon, Negro Casas e ainda Silver King até chegar ao seu reinado de doze meses como campeão do NWA Middleweight Championship, que teve início em 1993.

Graças às suas dotadas técnicas de ringue, competiu ainda na empresa japonesa WAR, aonde enfrentou lutadores como Gedo e Ultimo Dragon, para quem perdeu o título War International Junior Heavyweight.

Em 1994 lutou na SMW (companhia do Jim Cornette) em conjunto com Lance Storm (seu parceiro na RMW) como os "Thrillseekers". Já em 1995, Jericho combateu na Super J Cup da NJPW e perder para o falecido Chris Benoit. Em 1996, Jericho finalmente chegou à companhia de Philadelphia, Extreme Championship Wrestling. Tudo graças a Cactus Jack (Mick Foley). Ganhou o sei primeiro título individual nos Estados Unidados em Junho de 1996, o ECW World Television Title. Enquanto trabalhou na ECW, Jericho enfrentou lutadores como Sabu, Taz (Tazz), RVD, Cactus Jack (Mick Foley), 2 Cold Scorpio e Shane Douglas. Enquanto competia na ECW, a rival da WWE durante aquele tempo, WCW, viu-se atraída pelas técnicas de Jericho.

World Championship Wrestling (1996-1999)

A primeira aparição de Jericho na WCW foi algures em Agosto de 1996 e, finalmente, teve a sua primeira participação em PPV num combate contra o falecido Chris Benoit no Fall Brawl de 1996.

Jericho conseguiu atrair muito sucesso dos fãs na WCW. O seu primeiro título na empresa foi o Título de Meios-Pesados num combate em que enfrentou o campeão Syxx na noite de 28 de Junho de 1997. Ganhou ainda o título pela segunda vez em 12 de Agosto de 1997 ao vencer o campeão Alex Wright.

Jericho sofreu uma heel-turn após ter ganho o Título de Meios-Pesados pela terceira vez ao vencer Rey Mysterio no Souled Out, PPV realizado em 24 de Janeiro de 1997. No fim do combate, Jericho atacou o joelho de Mysterio com uma caixa de ferramentas, obrigando o mesmo a ficar fora dos ringues durante seis meses.

Depois do PPV, teve uma pequena rivalidade com Juventud Guerrera que noite-após-noite queria uma oportunidade para combater com Jericho pelo seu título. A conclusão foi um combate Título vs Máscara na oitava edição do SuperBrawl. Juventud perdeu o combate e teve de retirar a sua máscara. Após este combate, Jericho ganhou a fama de colecionar e/ou usar os objectos que recebia como prémio de vencer os seus oponentes. Objectos tal como a máscara do Juventud ou o vestido Havaiano de Prince Laukea.

Então foi aí que começou uma comprida rivalidade com Dean Malenko. Durante várias vezes, Jericho afirmava ser superior a Malenko mas sempre recusou defrontar o mesmo. Como Malenko era meste em wrestling técnico, era conhecido como o "The Man of 1000 Holds" e então Jericho afirmou ser o "The Man of 1004 Holds". Após o defrontar Marty Jannetty e vencer o mesmo, Jericho pegou num papel muito comprido que continha a lista das 1004 submissões que ele conhecia e ainda as recitou em público. Num episódio do WCW Thunder, Malenko supostamente teria vencido Jericho, que estava a usar a máscara de Juventud. Mais tarde foi revelado que o lutador mascarado era Lenny Lane, resultando assim numa feud secundária em que Jericho não pagou a Lane pelo seu comportamento no ringue.

Jericho finalmente enfrentou Malenko no Uncensored de '98, aonde venceu mesmo levando Malenko a abandonar o wrestling por um período. Jericho então levou para o ringue um retrato de Malenko e insultou o mesmo.

Um pouco antes do Slamboree de 1998, "Jo Jo" (como Jericho chamava J. J. Dillon) marcou uma Battle Royal em que o vencedor iria logo de seguida enfrenter Jericho pelo Título de Meios-Pesados da WCW. Jericho aceitou, já que para ele qualquer lutador que o fosse enfrenter não iria possuir energia suficiente para aguentar dois combates consecutivos. A Battle Royal foi ganha supostamente pelo Ciclope depois de Juventud ter apertador a mão do mesmo e se eliminar a si própio. Contudo, o que parecia ser o Ciclope, era Dean Malenko que esta vestido com as roupas do lutador que supostamente terá vencido. Ao contrário do que Jericho pensava, Malenko conseguiu reunir energias suficientes para vencer o combate e se tornar Campeão de Meios-Pesados.

Este acontecimento levou a Jericho afirmar ter sido vítima de um plano de conspiração para perder o título. Primeiramente, responsabiliziou o inteiro Locker Room da WCW pelo acontecido. Depois, adicionou J. J. Dillon, Ted Turner e ainda... o presidente Bill Clinton por este ter recusado um encontro com ele.

Eventualmente, Malenko deixou o seu titulo face à "paranóia" de Jericho, acabando assim num combate para decidir o campeão entre Jericho e Malenko. Jericho ganhou então o título por desqualificação após Malenko o ter atingido com uma cadeira. Na noite seguinte, Malenko foi suspenso pelo ocorrido.

Em 12 de Julho da 1998, Jericho perdeu contra Mysterio, que tinha recuperado da lesão, no Bash at the Beach num combate com a estipulação "No Disqualification" graças ao suspenso Malenko ter interferido no combate. Entretanto, Jericho recebeu de novo o Título de Meios-Pesados depois de interromper J. J. Dillon, que estava no momento a entregar o título a Mysterio.

Jericho então perdeu decisivamente o seu título contra Juventud no Road Wild de 1998 com Dean Malenko como árbitro especial. Em 10 de Agosto do mesmo ano, Jericho venceu Stevie Ray, que estava no momento a substituir o campeão Booker T, para vencer o seu primeiro Título World Televivion da WCW.

Pouco depois deste ocorrido, Jericho tentou ter uma feud com o Campeão Mundial da WCW, Goldberg, chamando-o várias vezes ao ringue mas sem nunca o ter defrontado. Jericho passou a chamar-se a si própio como o "Greenberg".

No Fall Brawl de 1998, em 13 de Setembro, Jericho, Ralphus e o Ninja tiveram a participação na famosa cena em que tentaram imitar a entrada de Goldberg desde o locker room, mas perderam-se muitas vezes. Durante um momento, Jericho chegou a dizer "Rock and Roll! Hello Winston-Salem!" referenciando uma cena semelhante no "This is Spinal Tap". Depois de finalmente passar as cortinas e tentar simular a pyro do Goldberg, o resultado foi uma pyro tão fraca que Jericho começou a pontapeá-la. Depois disso, ao invés de Goldberg, apareceu um anão e que foi facilmente vencido por Jericho. Jericho afirmou então estár 1-0 contra Goldberg numa tentativa de fazer uma sátira à onda invicta de Goldberg. Isto ainda por mais três vezes consecutivas, acabando com Jericho a afirmar que estava 4-0 contra Goldberg, sem nunca ter combatido contra ele por uma única vez.

Em 30 de Novembro de 1998, Jericho perdeu o seu Título Television para Konnan.

No início de 1999, ainda participou numa feud contra Perry Saturn em que eles se defrontavam nas mais bizarras e doidas estipulações, mais famoso na Souled Out em que Jericho vence Saturn num... combate "Loser Must Wear Dress" (traduzido, Derrotado Deve Usar Vestido). Na nona edição do SuperBrawl, os dois lutaram com vestido com Jericho a derrotar Saturn de novo. Finalmente, Saturn derrotou Jericho no Uncensored num combate "Dog Collar".

World Wrestling Federation/Entertainment

Antes de fazer a primeira aparição na WWF, Jericho ainda participou em algumas tours no Japão. A chegada de Jericho foi criada a partir de um relógio com o intuito de ser a "Contagem para o Novo Milénio", que contava todas as semanas antes da sua primeira aparição. Finalmente, em 9 de Agosto de 1999, Jericho interrompeu uma promo do The Rock como um heel e proclamou-se a si própio o "Y2J" (paródia em relação ao "bug" Y2K). Apesar disso, foi mais aplaudido do que assobiado.

Chris teve uma feud com Chyna pelo Título Intercontinental dela. Depois de perder pra Chyna na Survivor Series de 1999, Jericho conseguiu ganhar o seu primeiro Título Intercontinental em 12 de Dezembro do mesmo ano, no Armageddon. Esta feud durou vários meses, incluindo uma decisão controversa durante uma desforra em que dois árbitros diferentes declararam cada um deles como vencedores do combate, resultando de serem os dois consagrados co-campeões. Mas na Royal Rumble em Janeiro de 2000, Jericho conseguiu ficar com título só pra si. Porém, acabou por perder o título para Kurt Angle na No Way Out, em 27 de Fevereiro do mesmo ano.

No dia 2 de Abril, Jericho participou na sua primeira Wrestlemania numa Triple Threat contra Chris Benoit e Kurt Angle com regras únicas. Angle entrou no combate como Campeão Intercontinental e Europeu. O primeiro lutador a conseguir fazer uma pinfall ou submissão bem sucedida iria ser declarado Campeão Intercontinental, e o segundo a conseguir fazer o mesmo iria ser declarado Campeão Europeu. Benoit foi declarado Campeão Intercontinental e Jericho conseguiu fazer o pin a Benoit para ser o novo Campeão Europeu. Contudo, na noite seguinte, perdeu o título para o falecido Eddie Guerrero depois da Chyna fazer uma heel turn e afirmar que não consegue resistir ao Latino Heat do Eddie.

No episódio de 17 de April da Raw, Jericho venceu Triple H pelo Título da WWF, depois de uma contagem muito rápida por parte do árbitro Earl Hebner. Apesar disso, Trips disse a Hebner que se ele reverte-se a decisão, nunca mais tocava nele enquanto estivesse em contracto com a WWF, depois de várias semanas antes do combate ter atacado o pobre Earl. Depois de Hebner ter revertido a decisão, Trips despediu-o e atacou o árbitro. Porém, a WWE não reconhece o reinado de Chris Jericho.

Depois dessa decisão, Jericho teve uma feud com Chris Benoit pelo Título Intercontinental. Em 4 de Maio de 2000, na SmackDown!, Jericho venceu Benoit e consagrou-se Campeão Intercontinental pela segunda vez, mas perdeu o título para o antigo campeão 4 dias depois, na RAW.

A popularidade de Jericho cresceu quando ele começou uma feud com Triple H e a sua esposa Stephanie. Os fãs deram uma atenção especial nas suas promos contra Stephanie, insultando-a. A feud culminou na Fully Loaded de 2000, aonde eles competiram numa Last Man Standing Match com Jericho a perder apenas por um segundo e graças a Stephanie ajudar Triple H diversas vezes.

Jericho passou o resto do ano em feuds com X-Pac e Kane, aonde até vencer uma Last Man Standing contra Kane na Armageddon.

Na Royal Rumble de 2001, Jericho consagrou-se Campeão Intercontinental pela terceira vez num combate contra Benoit com a estipulação de Ladder Match. Tornou-se então um campeão dominante, conseguindo defender o título com sucesso contra lutadores como X-Pac, Benoit e Guerrero. Na Wrestlemania X-Seven (17), Jericho venceu Regal e continuou com o título. Contudo, perdeu-o 4 dias depois para Triple H.

Continua...